terça-feira, 5 de junho de 2012

FRUTAS CARAMELADAS.


Escolha a fruta de sua preferência:
- Banana nanica firme cortada em 2 ou 3 pedaços, conforme o tamanho
- Maçãs, sem casca, cortada em pedaços grandes
- Abacaxi, sem casca, cortado em pedaços grandes
Para a massa do empanado
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de maisena
4 colheres de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal
2 xícaras de água fria
2 colheres de sopa de óleo
1 clara de ovo
Para o caramelo
1 e 1/2 xícara de chá de água
3 xícaras de chá de açúcar
1 litro de óleo para fritar as frutas
Modo de fazer
Em uma panela funda, coloque o óleo e deixe aquecer bem em fogo médio.
Em um bowl, misture os ingredientes da massa e vá acrescentando a água aos poucos, batendo bem com um garfo ou um fouet (batedor manual) para não empelotar. A massa deve ficar um pouco pastosa, tipo um mingau (não muito líquida), para que se mantenha em volta das frutas quando fritar, assim, pode não ser necessário utilizar toda a água.
Coloque a fruta escolhida nesta massa, até todos os lados ficarem bem envolvidos e leve para fritar no óleo já aquecido, até ficarem dourados. Retire, escorra em papel toalha, reserve.
Unte uma assadeira com óleo e reserve.
Numa outra panela faça o caramelo. Há duas formas de se fazer o caramelo, a primeira, mais segura para quem não conhece muito bem o ponto do caramelo, porém um pouco mais demorada e a segunda, para quem já está acostumado a fazer caramelo (pois o ponto pode passar rapidamente para queimado, e é preciso mexer bastante para desfazer grumos do açúcar):
Modo 1) Leve o açúcar e a água numa panela para aquecer, mexendo bem até dissolver o açúcar completamente. Pare de mexer e deixe ferver por uns 10 minutos, até a calda ficar caramelizada (marrom claro).
Modo 2) Coloque o açúcar, deixe-o derreter e quando estiver marrom claro, acrescente a água e mexa bem até que os pontos endurecidos voltem a se incorporar e a calda fique uniforme.
Retire do fogo e rapidamente pegue cada pedaço da fruta frita e passe no caramelo, use dois garfos para facilitar o processo e cuidado, pois a calda de caramelo é quente e endurece bem rápido. Retire os pedaços e vá colocando na assadeira untada para esfriarem. Se quiser, coloque um pouco de gergelim natural sobre os pedaços. Sirva a seguir. Se preferir, sirva com sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.